SEMANA DA POLÍTICA: Como funcionam as eleições municipais

0

No dia de ontem tratamos sobre a importância do voto, sobre tudo no momento impar em que vivemos. E hoje falaremos sobre como se procedem as eleições municipais.

As eleições municipais ocorrem de quatro em quatro anos, como já sabemos. Os cargos disputados são os de vereadores (no caso da nossa cidade são 9 vagas) e o cargo de prefeito.

O cargo de prefeito é disputado em dois turnos nas cidades com mais de 200 mil habitantes, que não é o caso de nossa cidade, onde o prefeito é decidido pelo voto de maioria simples em apenas um turno, ou seja, o mais votado vence.

Já o pleito de vereadores é um pouco mais complexo, o candidato a vereador não depende apenas de seus votos para se eleger. Diferentemente do candidato a prefeito, o candidato a vereador precisa compor legenda do seu partido.

Em resumo, o número total de eleitores dividido pelo número de vagas disputadas compõem a legenda, um número mínimo de votos que um partido precisa para garantir uma vaga.

Portanto, o candidato precisa ser bem votado, bem como seus colegas, e então o mais votado do partido ocupa uma vaga –  por isso que alguns candidatos que fazem muitos votos não conseguem se eleger, porque seu partido não alcançou a legenda.

Existe ainda uma nova regra que, no caso da sobra de vagas pela falta de composição de legendas, ocupará o cargo o candidato mais bem votado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.