Duas pessoas são picadas por escorpiões em Jacarezinho.

0

Duas pessoas foram picadas por escorpiões no mesmo dia em Jacarezinho.

Os relatos sobre o aparecimento de escorpiões próximos às casas costumam aumentar a partir de setembro, isso porque o tempo úmido e quente é mais propício para a proliferação do aracnídeo, assim, a quantidade de escorpiões começa a aumentar, até chegar ao ápice no verão

Na ultima quinta feira 05, duas pessoas deram entrada na Santa Casa de Jacarezinho vitimas de picadas de escorpião, a primeira sendo uma senhora de 62 anos, moradora de uma propriedade rural próximo ao DER, segundo ela foi mexer em um vaso de planta quando foi picada no dedo da mão, a outra vitima um senhor de 73 anos morador da Vila Sett, segundo ele estaria mexendo em uma tábua de madeira quando também foi picado em uma das mãos.

Ambos foram medicados e em seguida liberados, a orientação é para que toda população fique atenta e tome os cuidados básicos para evitar a proliferação de escorpiões, os ambientes preferidos são restos de mareiras telhas

Onde vive, o que come, quando sai para caçar?
O escorpião é um aracnídeo que se adaptou muito bem ao ambiente urbano carente de infraestrutura de esgoto e saneamento básico – como bairros das periferias das grandes cidades. Isso porque o alimento dele é a barata. Para evitar a presença do escorpião, a melhor recomendação é manter o ambiente do entorno da casa sempre limpo e fazer a manutenção da caixa de esgoto e da caixa de gordura. O escorpião fica entocado durante o dia e sai para caçar à noite.

Quais são as espécies mais comuns?


Existem cerca de 1.200 espécies de escorpiões no mundo, os mais comuns na nossa região são o escorpião-amarelo (Tityus serrulatus) e do escorpião-marrom (Tityus bahiensis), os dois são venenosos – como todos do gênero Tityus, o veneno do amarelo é mais potente que o do marrom, e ele que costuma causar acidentes graves e podem levar crianças à morte.

Como evitar a picada?

A melhor forma de evitar acidentes com escorpiões é evitar que eles entrem em casa, é necessário vedar frestas, tampar ralos e fechar fissuras onde o animal possa se esconder, para quem tem quintal, as galinhas podem ajudar na solução do problema, já que são predadores naturais dos escorpiões.

O que fazer em caso de picada?
Nunca use medicamentos caseiros, a primeira coisa a fazer é lavar o local da picada e fazer compressa com água morna, em seguida, procurar o hospital mais próximo, onde é feita uma avaliação do caso e a medicação correta.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.