Jacarezinho busca parceria inovadora para reduzir o tempo de espera por consulta com especialista na Rede de Saúde.

1

A cidade de Jacarezinho/PR busca parceria inovadora para reduzir o tempo de espera por consulta com especialista na Rede de Saúde.

Marcelo Nascimento e Silva, Secretário Municipal de Saúde da Cidade de Jacarezinho, fora ouvido pela equipe do TABAJARA NOTICIAS, na manhã desta quinta-feira, 12/09/2019, para saber sobre a lista de espera para atendimento com médicos especialistas na Rede Saúde Municipal.

O Secretário de Saúde de forma pronta respondeu a todas as perguntas. Ao ser questionado sobre a lista de espera de atendimento médico com especialista na rede municipal, o mesmo trouxe uma grande notícia. Notícia essa que executada dentro do planejamento demonstrado pelo Secretário de Saúde, trará grande benefício para a população da cidade de Jacarezinho/PR, podendo até mesmo se tornar um exemplo a ser seguido por outras cidades.

O Secretário de Saúde citou que o Empresário Marcelo Palhares, hoje uma referência local e regional, homem de bem, empresário de sucesso, arrojado e muito dinâmico, procurou o mesmo na segunda-feira, 09.09.2019, para oferecer ajuda para buscar resolver o problema da fila de espera para consulta com especialistas. O empresário (Palhares), demonstrou um projeto chamado Teleinterconsulta, demonstrando há possibilidade de realizar testes, ainda que no cenário de um projeto piloto, e de forma totalmente gratuita, atendimento dos pacientes da Rede SUS da cidade de Jacarezinho/PR. De acordo com o Secretario o empresário Marcelo Palhares lhe procurou ressaltando que vê com bons olhos grandes mudanças feitas na Saúde de Jacarezinho na gestão do Dr. Sérgio, porém que ele como empresário e filho desta terra, tem total interesse em ajudar. Como ele disse, se melhor 1000% ou 1%, mais estamos buscando melhorar.

Como funciona hoje:

O paciente que vai até o posto de saúde do seu bairro (Aeroporto, Vila São Pedro, Vila Setti, Posto de Saúde Central ou outros), ao ser atendido pelo médico do postinho (geralmente é um clínico geral), tem seu diagnóstico firmado pelo referido profissional do posto. Sendo esse diagnóstico relacionado a determinadas especialidades médicas, o paciente entrará na fila da especialidade a que lhe couber de acordo com a avaliação do profissional médico do posto, ficando a cargo do município o gerenciamento desta fila de espera juntos aos seus parceiros credenciados para atendimento. Dependendo da especialidade pode variar muito o tempo de atendimento, ressalta o Secretário de Saúde.

Como funcionará na adoção do Sistema da Teleinterconsulta:

A teleinterconsulta é a possibilidade de realizar uma consulta médica de forma remota, por meio de tecnologias seguras de comunicação online, como videoconferência ou aplicativos de vídeo-chamadas utilizando computadores, tablets ou smartphones para a função. Em linhas gerais, funciona da seguinte maneira:

O caminho do paciente ir até o posto de saúde e consultar com o médico do postinho continua igual. O que muda é que quando o médico do postinho, observar nos seus atendimentos casos que precisa de uma análise conjunta com um especialista, como uma segunda opinião no diagnóstico, uma avaliação de qual melhor medicamento seria melhor indicado, ou até mesmo orientações sobre a realização de procedimentos. Pode ou não estar o paciente presente

Em resumo, o projeto do sistema informatizado de comunicação médica (Teleinterconsulta), objetiva facilitar o contato entre o profissional médico que atua nas Unidades Básicas de Saúde e o profissional médico especialista que está em outros centros.

O Secretário, ressalta que já houve melhora considerável no tempo de atendimento para especialidades médicas na rede de Saúde da cidade de Jacarezinho mesmo sem ter o acesso a essa tecnologia. Mas, tendo essa tecnologia disponível, será de grande valia, podendo melhorar ainda mais o que já está sendo feito.

O Secretário mencionou que como é um projeto piloto, será feito alguns testes no Posto de Saúde Central e testando aceitabilidade da população, qualidade do atendimento e, principalmente, resolutividade para o paciente. Caso os testes demonstrem resultado positivo, será aumentando aos poucos o volume de Teleinterconsultas disponibilizadas até que se chegue em todos os postos de saúde da cidade.

Objetivo é reduzir o tempo que o paciente fica esperando para ser atendimento por um especialista. Além de trazer o benefício da agilidade no atendimento ao paciente, o Secretário de Saúde, destacou que ao longo prazo isso trará com toda certeza redução de custo em toda rede de saúde, pois não é raro os casos de pacientes que por dificuldade de encontrar em tempo hábil um especialista para sua enfermidade, quando consegue a consultar, veja sua patologia clinica (enfermidade) já em outro estágio, gerando em alguns casos, necessidade do Município dispender ainda mais recursos para o tratamento destes pacientes. Mas, que em nenhuma hipótese isso deve ser visto como uma substituição do profissional médico que está nos postos, mas sim, como uma grande ajuda para melhora nos diagnósticos.

O Secretario de Saúde ressaltou ainda que o referido projeto será levado para análise da câmara jurídica, técnica e operacional da Secretária Municipal de Saúde da cidade para avaliar os critérios que o mesmo deve ser executado, visando atender as normas do Ministério da Saúde, Anvisa e CFM (conselho Federal de Medicina).

O Secretario de Saúde ressalta que essa visão e inciativa do empresário Marcelo Palhares é espetacular e, assim que for colocado em prática, vai transformar muito a vida da população da cidade de Jacarezinho/PR, podendo se bem executada, ser uma referência para as demais cidades que enfrentam o mesmo problema de vagas para atendimento com especialidades médicas. De acordo com o Secretário de Saúde, o empresário Marcelo Palhares observou que em grandes centros como São Paulo/SP, Porto Alegre/RS e Curitiba/PR, já existe essa tecnologia, se disponibilizando a buscar formas de viabilizar à vinda deste sistema para nossa cidade.

Ao ser questionado se ele (Secretário de Saúde) é pré-candidato à Prefeitura de Jacarezinho, o mesmo foi categórico em responder que, NÃO. Ratificou que hoje o objetivo dele é fazer o melhor trabalho possível na saúde da cidade e, que ele está junto do Marcelo Palhares e do Dr. Sérgio. O Secretário em suas palavras, vê o Marcelo Palhares, como a pessoa qualificada, com bons projetos e com condições de dar continuidade as mudanças que se iniciaram com a gestão do Dr. Sergio e, podendo ainda com base na visão empreendedora, arrochada e dinâmica do Marcelo Palhares, levar a cidade para outro patamar.

Secretário ressaltou que hoje o Dr. Sérgio e ele (secretário) tem um carinho e uma admiração muito grande pelo Marcelo Palhares, tendo absoluta certeza que o ele (Palhares) é pessoa mais indicada para fazer a cidade de Jacarezinho/PR despontar na área da saúde como uma referência local, estadual e, por que não, nacional.

O Secretário de Saúde, aproveitando os microfones, agradeceu à população que tem dado total apoio as campanhas para combate à dengue, combate ao Sarampo e tantas outras. E, já alertando as mulheres que o mês de outubro, é OUTUBRO ROSA. Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. Prevenção é a melhor solução!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.