GeniusCon começa com objetivo de fomentar desenvolvimento regional

0

GeniusCon começa com objetivo de fomentar desenvolvimento regional

Maior feira de tecnologia, inovação e empreendedorismo do Norte Pioneiro deve reunir mais de 5 mil pessoas nos três dias de evento

* DA ASSESSORIA

Desenvolvimento sustentável através da tecnologia, inovação e empreendedorismo. Para isso acontecer, entretanto, é necessário que se tenha um ambiente favorável, criado por classe política, entidades e empresariado. E é justamente para aproximar todas essas partes que existe a GeniusCon, que em sua quarta edição tem números recordes de expositores, atrações diversas, capacitação e projeção de maior público entre todas edições realizadas. A feira teve a abertura oficial na manhã desta quinta-feira (10), embora as atividades já tenham sido iniciadas na noite de quarta, e acontece no Parque de Exposições de Jacarezinho.
Segundo Kleyton Smentkoski, presidente do Sistema Regional de Inovação (SRI) Norte Pioneiro, a feira busca a mudança da realidade sócio econômica regional pelo empreendedorismo com inovação. “Aqui temos a busca do desenvolvimento sustentável pelo fomento da tecnologia e inovação. Queremos buscar qualidade de vida para a população, queremos que os jovens fiquem aqui, podendo empreender e inovar”, projeta.
“A GeniusCon é a vitrine deste espírito e tenho certeza que oportunidades surgem a partir deste movimento. Hoje temos aqui as pessoas que podem fomentar esse projeto, que é o único de desenvolvimento econômico para o Norte Pioneiro”, completa.
E se hoje a região enfrenta indicadores negativos, com diminuição da população e o menor PIB (Produto Interno Bruto) do Estado, a saída para combater e reverter este panorama está no empreendedorismo. Para Odemir Capello, consultor do Sebrae/PR, a feira acontece para fechar um ciclo anual de desenvolvimento e apoio à inovação e tecnologia. “A Genius coroa um ciclo de trabalho que acontece durante o ano. É um trabalho muito forte para segurar o jovem aqui, para minimizar os indicadores negativos da região e fomentar o progresso da região com tecnologias e inovações que vão gerar muitas oportunidades. Trazer grandes empresas para a região é o sonho de todo mundo, mas só é possível desde que se crie ambiente para trazer, e usar a inovação é um caminho, coisa que nós temos potencial para fazer”.
O prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo de Farias, o Dr Sérgio (DEM), citou a importância do evento para a economia regional. “Existe uma mudança nos postos de emprego, é preciso se adaptar às novas necessidades do mercado, que exige cada vez mais tecnologia, então esse evento é fundamental para o futuro econômico de toda a região porque sem dúvida vai gerar muitos empregos a partir de ideias que estão surgindo aqui”.
A feira tem mais de 300 horas de atividades, 20 palestrantes e 50 expositores, que vão proporcionar oficinas, exposições de start ups, competição de robótica e muitas outras ações em uma programação rica e abrangente para quem quem quer empreender.

ATIVIDADES
Entre as inúmeras ações que são desenvolvidas durante a GeniusCon, três chamam muito a atenção: hackathon, gamificação e exposição de startups. Embora os termos não sejam corriqueiros no vocabulário da maioria das pessoas, a finalidade é geração de oportunidades de emprego e renda.
No hackathon, equipes de estudantes se enfrentam em uma maratona para criar soluções tecnológicas e resolver gargalos de situações reais de empresas. Os vencedores, além de expor os conhecimentos a possíveis empregadores, ganham premiação em dinheiro.
Já a gameficação é a técnica de usar mecanismos de jogos em situações da vida real, sendo uma atividade cada vez mais comum no mundo empresarial. Na feira os participantes terão um contato detalhado com este conceito, que será bem explorado e desde o início tem mostrado grande aceitação entre quem está na GeniusCon.
Por fim os startups são iniciativas de negócios inovadores de diferentes áreas, que vão desde a criação de iogurte de flores até o desenvolvimento de próteses para animais, passando, obviamente, por ideias que visem resolver problemas da área tecnológica e agrícola, além de aplicativos para aproximar clientes de vendedores e fornecedores de serviços.

FEIRA
A GeniusCon.2019 é uma realização do SRI em parceria com o Sebrae/PR, IFPR de Jacarezinho, Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Associação Comercial e Empresarial de Jacarezinho (Acija), Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Norte do Paraná (Cacenorpi), Tecpar, Fiep/Sesi/Senai, Fecomércio PR, Senac e Sesc.
O evento conta com o apoio das prefeituras municipais e associações comerciais de Andirá, Cambará, Santo Antônio da Platina, Bandeirantes e Jacarezinho, Comitês Gestores da Lei Geral das MPEs, NRE, AEANP, Crea-PR, CRC-PR, CRA-PR, IAP, Celepar, Startup PR e RedFoot.

*Lucas Aleixo, especial para o Sistema Regional de Inovação Norte Pioneiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.