Como passar pelo processo de aluguel de um imóvel em Londrina sem dor de cabeça.

0

Como passar pelo processo de aluguel de um imóvel em Londrina sem dor de cabeça !!

Alugar um imóvel e se mudar para um lar para chamar de seu é realmente incrível, mas você sabe como é todo o processo para chegar a tão esperada hora de receber as chaves em suas mão evitando dores de cabeça e possíveis problemas?

É comum se pensar que é só chegar e falar com o proprietário do imóvel, dar o valor do aluguel e está tudo resolvido, pode sair com a chave na mão, pegando as malas e simplesmente correr para dentro do novo lar, mas esse processo não é tão simples assim, tem alguns passos a serem seguidos antes da tão esperada mudança para casa nova! É muito importante que você pesquise muito antes de dar o veredito final e dizer “estou me mudando para meu novo lar”.
Há diversos pontos para se analisar antes disso, então mantenha a calma, coloque os pés no chão e vamos com um passo de cada vez, para não acabar em maus lençóis!

Primeiramente é aconselhável que você entre em contato com uma imobiliária de sua total confiança, para que ela possa lhe acompanhar nesse processo e dar o auxílio necessário. Assim você terá mais segurança na hora que chegar o momento da negociação sobre o valor do aluguel em Londrina, mas inicialmente, o papel dela será lhe proporcionar uma vasta gama de opções confiáveis de imóveis como casas, apartamentos, sobrados, lofts ou qualquer outro imóvel que seja do seu interesse.

Porém antes de ir em busca de uma propriedade, estabeleça uma região de preferência! Escolha um bairro que seja viável, tanto no quesito valor, quanto no nos quesitos mobilidade, praticidade e necessidades do dia-a-dia, ou seja, procure por um local que tenha fácil acesso a outras regiões da cidade e que tenha tudo o que precisa ao seu alcance, para que você não tenha que se locomover para tão longe para comprar um remédio por exemplo, ou até mesmo ir trabalhar.
Lembrando que o estilo de vida vizinhança deve ser levado em consideração, para que não acabe indo parar em um local completamente diferente e se sinta perdido, afinal você não querer uma vizinhança barulhenta se prefere o silêncio certo, então escolha com cuidado.

Depois de estabelecer a região, escolhendo a que foi de seu agrado, coloque um preço máximo no valor que deseja pagar mensalmente pelo imóvel, baseando-se de preferência em um valor próximo ao de 30% do seu ganho, para que não fique tão pesado para o seu bolso.
E baseando-se no tamanho de sua família e o espaço que você precisa para viver com o máximo de conforto, vá em busca de casas para alugar em Londrina que se encaixem nos quesitos que foram estabelecidos e assim que encontrar o imóvel dos seus sonhos vem a parte burocrática dos documentos, negociação, vistoria e afins.

Antes de dizer que “sim”, essa é minha casa dos sonhos, peça para que lhe mostrem o documento referente a vistoria realizada na propriedade e se certifique de que está tudo realmente como está no documento. Faça uma visita ao imóvel para analisar com seus próprios olhos o estado de conservação da residência, para garantir que você está se mudando para um local seguro e que não lhe oferece nenhum risco a sua saúde ou até mesmo tenha algum defeito que pode vir a causar dores de cabeça no futuro, como rachaduras nas paredes, vazamentos e outros possíveis problemas estruturais.

E caso estiver tudo certo, que é o que esperamos, vem a parte da documentação, onde não pode haver erros e todo cuidado é pouco, então se atente a todos os detalhes e não deixe de ler nada, para que você não acabe caindo em uma cilada! Por isso é aconselhável que tenha uma imobiliária envolvida, já que elas analisam muito bem os perfis dos proprietários antes de lhe mostrar qualquer imóvel.

Para que consiga alugar um imóvel, é necessário ter alguns documentos em mãos, os seus e os de seu fiador, caso tenha algum e temos aqui uma lista para que você possa fazer um check-list ok!

Seus documentos (Pessoa física):
⦁ RG e CPF (Juntamente aos do cônjuge);
⦁ Certidão de casamento (caso tenha);
⦁ Comprovante de residência atual dos últimos três meses;
⦁ Comprovante de renda;
⦁ Formulário fornecido pela imobiliária referente ao aluguel, assinado.
(Pessoa jurídica):
⦁ RG e CPF (Juntamente aos do cônjuge);
⦁ Certidão de casamento (caso tenha);
⦁ Comprovante de residência atual dos últimos três meses;
⦁ Comprovante de renda;
⦁ Formulário fornecido pela imobiliária referente ao aluguel, assinado;
⦁ Cópia do contrato social;
⦁ CNPJ.
Documentos do fiador (Caso tenha):
⦁ RG e CPF (Juntamente aos do cônjuge);
⦁ Certidão de casamento (caso tenha);
⦁ Comprovante de residência atual dos últimos três meses;
⦁ Comprovante de renda;
⦁ Formulário fornecido pela imobiliária referente ao aluguel, assinado.
⦁ Cópia do contrato social;
⦁ CNPJ;
⦁ Registro atualizado de possíveis hipotecas, financiamentos ou alienações;
⦁ IPTU pago da propriedade.

Depois de tudo resolvido, preste muita atenção em tudo que estiver no contrato antes de assinar e assine se estiver de acordo com tudo referente ao aluguel de apartamento em Londrina, casa ou seja qual for o tipo de imóvel escolhido, pagando o valor solicitado, que normalmente é no valor de três meses adiantados, para que não ocorra inadimplências e enfim pegar as chaves do seu imóvel.
Seguindo a ordem do que foi citado, será mais fácil de se evitar dores de cabeça durante o processo, então tome cuidado e não faça negócio com qualquer pessoa, busque por auxílio de profissionais.

Gostou desse artigo? Então compartilhe em todas as suas redes sociais com seus amigos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.