CERIMÔNIA COMEMORATIVA AO DIA DO PATRONO DA POLICIA MILITAR DO PARANA E ANIVERSÁRIO DO 2º BPM

0

Aconteceu na manhã desta quinta  (17/05/2018), no auditório do SESI de Santo Antônio da Platina, a cerimônia em comemoração ao dia do Patrono da Polícia Militar do Paraná, oportunidade em que foi festejado também o aniversário do 2º Batalhão, que completou no último dia 04/05/2018, 65 anos de existência.

O evento foi presidido pelo Comandante Interino da Unidade, Major PM Emerson Castelo Branco Oliveira, e prestigiado pelos militares e seus familiares, bem como por várias autoridades e convidados do Norte Pioneiro.

Seguindo a tradição, em data tão importante para Polícia Militar do Paraná, foi realizada a entrega da “Medalha Guardião do Norte Pioneiro” – mais alta condecoração do 2º Batalhão – cujo objetivo é distinguir militares, civis, entidades públicas e privadas, pelos relevantes serviços prestados, bem como pelas reconhecidas ações desenvolvidas em defesa ou em apoio à Segurança Pública da Comunidade do Norte Pioneiro do Estado do Paraná.

Ainda na cerimônia, foram homenageados os Policiais Militares destaques do mês de maio/2018, Sd. PM Rodner Alberto Gimenez e o Sd. PM Geraldo Rogério de Almeida, atualmente prestando seus serviços na ROTAM, da cidade de Ibaiti-PR.

PRESENÇAS – Prestigiaram o evento: o Coronel Airton Sérgio Diniz – Ex comandante do 2º BPM, representando o Prefeito Municipal de Santo Antônio da Platina, Sr. José da Silva Coelho Neto; a Sra. Tatiane Aparecida de Souza, representando o Deputado Federal Diego Garcia; o Dr. Rogério Cangussu – Juiz Federal; o Dr. Renato Garcia – Juiz de Direito da Comarca de Jacarezinho; a Dra. Kele Cristiane Diogo Bahena – Promotora de Justiça de S. A. Platina; a Dra. Dunia Serpa Rampazzo – Promotora de Justiça de Ibaiti; o Major Edivaldo Vieira – representando o Comandante do 2º CRPM, Coronel Prates; a Sra. Letícia Nogueira Marone – representando a Dra. Fabiana Christina Ferrari – Juíza de Direito de Ibaiti; o Reverendo José Fabrício – Igreja Metodista; o Sr. José Luiz de Oliveira Cogo – Gerente Geral do Banco Bradesco de S. A. Platina; o Sr. Caio Augusto Fonseca – representado a Sra. Elizandra Estefanuto – Diretora do SESI; o Sr. Lucas Monteiro – FEBRASIL, entre outras autoridades, convidados, oficiais e praças da corporação.

CORONEL SARMENTO – O Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento foi reconhecido patrono da Polícia Militar do Paraná por ter dedicado sua vida à corporação e pela luta na “Campanha do Contestado”, em 1912, na qual teve o olho ferido.

Nasceu no dia 17 de maio de 1882 e ingressou na Polícia Militar em 1907. Participou de todas as operações revolucionárias travadas pela corporação entre 1912 e 1926, comandando a tropa paranaense na “Revolução de 1924”.

Sarmento foi para a reserva em 1926, sendo chamado à ativa em 1929, pelo período de um ano, sendo definitivamente reformado em 1930. O coronel faleceu no dia 21 de Abril de 1934, dia de Tiradentes, patrono das polícias do Brasil.

 

A PERPETUAÇÃO DE SUA MEMÓRIA É A DEMONSTRAÇÃO DO NOSSO VERDADEIRO RECONHECIMENTO AO HERÓI, QUE COM O SEU AMOR AO PRÓXIMO, À CORPORAÇÃO, AO ESTADO E À PÁTRIA, FOI MODELO DE MILICIANO, QUE SÓ ENGRANDECEU A POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ AO LONGO DA HISTÓRIA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here