Bombeiros de Jacarezinho fazem testes para a Covid-19.

2

A ação é uma iniciativa da Forrest Brasil Tecnologia, em parceria com a Prefeitura Municipal

  Nesta quarta-feira (3), os bombeiros militares lotados no quartel da corporação em Jacarezinho passaram por testes da Covid-19. A testagem foi uma iniciativa da Forrest Brasil Tecnologia, empresa de biotecnologia que recentemente expandiu sua atuação na cidade, inaugurando um laboratório de biologia molecular. A Forrest processou os testes gratuitamente. A coleta das amostras nos militares foi feita pela Prefeitura Municipal de Jacarezinho, por meio da Vigilância Epidemiológica do município.

 Os testes foram processados no laboratório da Forrest Brasil com a tecnologia RT-PCR (Real Time – Quantitative Polymerase Chain Reaction).  Esse tipo de teste é considerado padrão ouro para a detecção do vírus SARS-CoV-2, o causador da COVID-19 e segue as diretrizes do Laboratório Central do Estado do Paraná – Lacen (laboratório referenciado pelo Ministério da Saúde). O material genético do vírus é pesquisado na amostra coletada dos pacientes em secreções da garganta (orofaringe) e do nariz (nasofaringe).

  Ao contrário dos testes rápidos e sorológicos, que possuem uma janela de tempo considerável para serem sensibilizados, o RT-QPCR indica com segurança a presença ou não do vírus na amostra pesquisada. Testes rápidos e sorológicos, quando mal interpretados, podem resultar em falsos negativos, dando uma falsa sensação de segurança no paciente. Já o RT-QPCR indica a presença do vírus mesmo em pacientes assintomáticos, mas que já têm potencial para propagar a doença.

 “Estamos disponibilizando a nossa equipe e a estrutura de laboratório da Forrest para contribuir no combate ao novo Coronavírus. Sabemos que uma das ações mais importantes para controlar a proliferação da Covid-19 é testar o maior número possível de pessoas, para que seja possível isolar e tratar de forma adequada pacientes ainda assintomáticos, evitando que contaminem outras pessoas”, destaca a diretora da Forrest Brasil Tecnologia, Elaine Paldi.

 Participaram da ação o prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo de Farias, a chefe do departamento de Vigilância Sanitária do município, Suelene Manfré.

 Na oportunidade foram disponibilizados 18 testes para o efetivo do Corpo de Bombeiros de Jacarezinho, que devem ficar prontos em 48h.

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa Noite…
    E a população tem como testar, para sabermos a real condição epidemiologia do covid 19 em nossa comarca… Sei da importância de se fazer os testes nestes grupos, porém eu mesmo precisei fazer o teste hoje dia 04/06/2020, porém a santa casa local, me disse que não tem testes. Aí me pergunto como, fazer para controlar, ou mesmo saber como esta o avanço do virus em nossa comarca. Por fim sou fã do site, continue a nos informar, com seriedade e compromisso com a verdade, obrigado.

    José Maria

    • Olá amigo José Maria, muito obrigado pelo prestigio, não posso afirmar com certeza mas me parece que a empresa Forrest está se empenhando em fazer uma parceria com a prefeitura para realizar os testes agora resta esperar pra ver se a prefeitura vai fazer sua parte, vou buscar mais informações sobre o assunto e te falo se possível entre em contato através da nossa pagina no Facebook que te respondo lá, abraços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.