Avanços na agropecuária têm o DNA do Iapar, destaca Tercilio Turini nos 50 anos da pesquisa.

0

Os 50 anos da pesquisa agropecuária no Paraná tiveram o reconhecimento da Assembleia Legislativa com a entrega hoje de Menção Honrosa a dirigentes, pesquisadores e demais servidores do Instituto de Desenvolvimento Rural – IDR/Iapar/Emater. “A instituição representa um dos maiores patrimônios paranaenses. Precisa ser protegida, incentivada e fortalecida para superar dificuldades e enfrentar desafios que certamente virão com as rápidas transformações tecnológicas que o mundo vivencia”, disse o deputado estadual Tercilio Turini, autor da homenagem com apoio dos deputados Luiz Claudio Romanelli, Tiago Amaral, Cobra Repórter e Boca Aberta Junior.

O deputado Turini lembrou que o DNA do Iapar está presente em diversas conquistas na agropecuária do Paraná e do Brasil. “São as cultivares que proporcionaram ganhos de produtividades nas lavouras, as tecnologias que hoje dão suporte à agricultura de precisão, os avanços que abreviam o tempo de produção e elevam as toneladas de proteína animal, as práticas sustentáveis que contribuem na preservação dos recursos naturais, a melhoria da qualidade de vida no campo, a consolidação do agronegócio brasileiro no mercado internacional e a inclusão do Paraná e do Brasil numa nova era da produção rural”, relatou Tercilio Turini.

O presidente do IDR-Iapar Natalino Avance de Souza afirmou que a história da pesquisa se mistura com a evolução da agropecuária no Paraná. “Em 50 anos o Paraná se transformou no maior produtor de alimentos por metro quadrado no mundo. O estado pratica a melhor agricultura do Brasil com os resultados, a transformação e os avanços gerados pela pesquisa pública”, declarou.

Participaram do ato de entrega da homenagem o secretário da Agricultura e do Abastecimento do Estado Norberto Ortigara, o ex-secretário da SEAB e ex-governador Orlando Pessuti, o presidente do IDR Natalino Avance de Souza, a diretora de Pesquisa Vânia Moda Cirino, o diretor de Gestão de Negócios Altair Sebastião Dorigo, o presidente do Sindicato dos Servidores da Defesa Agropecuária do Paraná Hernani Melanda, pesquisadores, técnicos e servidores do IDR, Adapar e SEAB, além de outros convidados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.