Tristeza aparente sem motivo, isolamento, cometimento de atos obscenos para a idade, desenhos diferentes ou com cunho sexual e relato de situações eróticas. Essas são alguns comportamentos de crianças abusadas sexualmente. Visando combater eficazmente o abuso e a exploração sexual infanto-juvenil a Polícia Civil do Paraná através de suas delegacias tem promovido investigações e prisões de abusadores .
Na área da 12ª Subdivisão Policial pedófilos foram presos em Siqueira Campos e Santo Antonio da Platina, o que demonstra a preocupação das autoridades policiais na repressão a essa modalidade delitiva.
Segundo a Investigadora de Polícia Tatiana Fonseca do Carmo da Delegacia da Mulher em Jacarezinho “aquele que se cala diante do abuso sexual de crianças e adolescentes não pode ser qualificado como cristão. Não há porque não denunciar, pois a Polícia Civil garante o anonimato e disponibiliza o telefone 197 e o “WhatsApp” 9650-6954, que atende todo norte pioneiro”
Vale pontuar que o abuso sexual infantil é a utilização do corpo de uma criança ou adolescente para a prática de qualquer ato de natureza sexual. Já a exploração sexual é caracterizada pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a finalidade de lucro ou troca. Ocorre, geralmente, por meio da prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual




























