O deputado estadual Tercilio Turini vai homenagear Triolândia, distrito de Ribeirão do Pinhal, como Capital Paranaense de Produção de Tijolos. O projeto de lei já está tramitando na Assembleia Legislativa do Paraná. “A localidade no Norte Pioneiro tem todas as características de um lugar tranquilo e agradável para se viver. E uma outra virtude elogiável: a relevância socioeconômica na atividade de fabricação de tijolos” – comenta o deputado.
Triolândia desponta como um dos principais polos de produção de tijolos do Paraná, contando atualmente com 14 empresas (nove industriais e cinco artesanais). A média mensal é de 3,5 milhões de tijolos, basicamente de dois tipos: de seis e de oito furos. Uma movimentação que gera mais de 300 empregos diretos e outros 200 indiretos. Tanto que entre as famílias que somam cerca de 1.500 habitantes, pelo menos uma pessoa trabalha na área.
A tradição na fabricação de tijolos vem de muitas décadas, começou por volta de 1970 com os pioneiros Valdevino Batista dos Santos e Odair Sanchez (conhecido como Tita). Ambos já faleceram, mas seus familiares prosseguem no ramo. E tudo começou quando foi identificada a qualidade da argila, a matéria prima extraída à mão e processada com o uso de tração animal.
Cortado pela PR 436, o distrito de Triolândia foi aperfeiçoando e tecnificando a produção com o passar dos anos, num dedicado e competente trabalho de empresários e familiares. Investimentos em máquinas de mineração e até mesmo a tecnologia robótica na linha de produção alavancaram a produção. Alguns fabricantes ainda seguem com métodos tradicionais e manuais de fabricação dos conhecidos tijolos a vista. A produção de Triolândia é comercializada em grande parte do Paraná e em muitos municípios paulistas.
“Pela força do trabalho das famílias, pela importância da atividade na história e no cotidiano do distrito, pela relevância de valorizar a produção e fomentar os negócios no segmento, apresentamos o projeto de lei concedendo ao Distrito de Triolândia, em Ribeirão de Pinhal, o título de Capital Paranaense da Produção de Tijolos. É um reconhecimento da Assembleia Legislativa do Paraná e também um ato de gratidão pela contribuição de empresários, trabalhadores e familiares que atuam no ramo”, salienta o deputado estadual Tercilio Turini, destacando o apoio do amigo e empresário Eneucino Iel e outras lideranças na proposição da homenagem.
https://youtube.com/shorts/63sUijsOu34?feature=share






























